Ymanitu inicia treinos em Hamamatsu, no Japão, em aclimatação para a Paralimpíada.
Atleta tem a companhia de Patrício Arnold, da ADK Tennis, que é um dos treinadores da Seleção Brasileira do tênis em cadeira de rodas.
Começaram, nesta quarta-feira (11), os treinamentos da Seleção Brasileira de Tênis em Cadeira de Rodas, em Hamamatsu, no Japão, cidade a 250km de Tóquio, visando a disputa dos Jogos Paralímpicos que começam no dia 24 deste mês com a abertura. O tênis terá início no dia 27.
A equipe embarcou de São Paulo no dia 8 e iniciou nesta quarta os treinamentos nas quadras de tênis da base do Time Brasil. Ymanitu, catarinense de Tijucas e atleta da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, é o 10º do mundo e postulante à medalha na categoria Quad. Em 2016 ele parou nas quartas de final dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.
“Foi bom sentir o clima aqui no Japão, tivemos um dia forte de treinos em dois períodos. Foram bons que serviram para manter o foco ainda maior. Já me acostumei com o fuso horário de 12 horas”, disse Ymanitu.
“Por conta do Covid estamos com algumas restrições, mas treinando nas quadras reservadas para a aclimatação e temos academia à disposição com horário marcado. Fora isso precisamos ficar no hotel, refeições de maneira restrita. Temos testes de Covid todos os dias pela manhã para a equipe. Apesar das restrições todas foi um dia positivo onde pudemos ir para a quadra treinar pela primeira vez após a longa viagem”, disse Patrício Arnold, um dos coordenadores da ADK Tennis e que está como treinador nacional da categoria Quad.
“Primeiro dia muito positivo para o Ymanitu tanto na questão física quanto no jogo dele, isso foi bem positivo, se sentiu muito bem”, completou Arnold.
A equipe brasileira treina até o dia 19 em Hamamatsu e no dia 20 segue para Tóquio.