O atleta mineiro João Menezes, n° 349 do Ranking da ATP, voltou para a equipe ADK TENNIS/Itamirim Clube de Campo após 1 ano e 8 meses treinando em Barcelona, na Espanha.
Ele concedeu uma entrevista falando sobre o tempo que passou na Europa, o retorno à equipe ADK TENNIS, sua nova rotina de treinamentos, seus novos objetivos e planos para 2019. Confira agora:
João, conte um pouco de como foi o tempo em que você passou pela Espanha.
“Eu acredito que foi uma bela experiência ter morado fora, mas acredito que é mais ou menos igual um namoro novo, nos primeiros meses começa sendo muito bom, tu só enxerga as qualidades, e depois você vai ter questões que não vão ser tão boas. O que aconteceu de ponto positivo, foi que eu percebi a maneira que eu tinha que treinar, que eu tinha que colocar mais intensidade nos treinos, tinha que ter mais pegada na batida, mais movimentação de pernas, acho que esse foi o grande “x” da questão, foi muito válido. Mas chegou em um momento que eu estava um pouco desgastado, por ficar muito tempo fora, muito tempo longe do Brasil, muito tempo lone de casa, e acabou pegando. Então as vezes você não tem nenhum ponto de apoio, nenhuma pessoa, nenhum treinador conhecido, nenhum amigo e tu acaba ficando um pouco sozinho e um pouco sentido, e foi por isso que eu optei por voltar ao Brasil.”
Agora que você está retornando à equipe ADK TENNIS, nessa nova passagem, qual é o acordo que vocês firmaram e o que vai acontecer daqui para frente?
“Bom, na verdade agora o acordo que eu fiz aqui com a ADK, com o Patrício, Peniza e Narciso, foi o de montar uma boa equipe, o Patrício como treinador 1, o Peniza treinador 2 e o Narciso como preparador físico, para poder estar viajando o circuito entre 25 e 30 semanas do ano acompanhado. Então o que vai acontecer é que nós vamos estar sempre juntos, sempre com acompanhamento diferenciado, nós três, que são três pessoas que eu confio bastante. E eventualmente, dentro do nosso acordo, se precisar fazer algum treino fora, até com jogadores de um nível um pouco mais alto do que o meu, para também ter essa questão de puxar, então a gente acordou que isso também vai ser posssível, com treinamentos na Argentina, enfim, e sempre levando em consideração o acompanhamento.”
Como você se sente podendo retornar a equipe, depois de 1 ano e 8 meses afastado e o que espera dessa nova passagem?
“De cara eu já posso dizer que eu estou bastante feliz de estar aqui na ADK TENNIS, foi uma opção minha, nós acertamos as contas aqui, e em conjunto com eles, que deram todo o suporte para vir, diferente da Espanha, que no final da minha passagem por lá eu já não tava tão bem, não estava me sentindo bem, não queria estar lá. Então acho que quando você está feliz, as coisas parecem que fluem melhor, elas saem melhor. E bom, primeira semana de pré-temporada, 4º dia de treinamento, espero trabalhar duro, bem duro mesmo, e durante a temporada 2019, colher alguns bons resultados.”
E João, quais são os seus planos e objetivos para 2019?
“A gente tem objetivo de performance e objetivo de resultado. Na performance, é jogar um bom tênis, jogar para frente, com iniciativa, indo pra cima, sem ficar muito passivo. E em termos de resultados, o que eu espero para 2019 é poder me firmar no Circuito Challenger, deixar de vez de jogar o circuito ITF Futures. E quem sabe beliscar um Grand Slam no final do ano.”
Seja bem-vindo de volta, João!