Rodada de torneio mundial começa às 9h com entrada gratuita ao público. Catarinense Bernardo Fuckner decide o título na categoria 12 anos a partir das 11h. Competição vai até 6 de outubro com recorde de 530 atletas de 13 países no Itamirim Clube de Campo.
Começa nesta segunda-feira, a partir das 9h, a chave principal do torneio mundial da 11ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis, evento realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), com a presença de 530 atletas de 13 países. O evento tem a parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Catarinense de Tênis.
Os catarinenses entram em quadra no primeiro dia com Namie Isago, terceira favorita, contra Clara Penido no primeiro jogo da quadra 3. João Victor Loureiro é mineiro, mas se radicou em Joinville (SC) há três anos. Principal favorito no masculino ele enfrenta Henrique Fukushima não antes das 11h30.
A belga Amelia Waligora, oitava favorita, é outro destaque e joga às 10h contra Vitória Barandas.
A segunda-feira marca o dia final da categoria 12 anos com o tenista da casa, da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, buscando o troféu contra o paulista Francisco Damorim às 11h. Fuckner venceu batalha contra o paranaense Bernardo Vialle por 6/4 6/7(7/4) 6/2 enquanto que Damorim superou Giancarlo Nardi por 6/2 4/6 6/4. Fuckner foi campeão de duplas ao lado do paranaense Nardi derrotando na final os paulistas Mateus Ranciaro e Giovanni Souza.
A segunda-feira marca também o início das categorias 14 e 16 anos com pontos no ranking Sul-Americano com rodada repleta e destaque ao gaúcho Davi Daniel, filho de Marcos Daniel, ex-top 60 do mundo e dos grandes nomes do tênis nacional. Ele abre a programação na quadra 10 contra Gabriel Pereira às 8h30.
Foram definidos os campeões do Tennis Kids com maioria dos troféus para o estado. Nos 8 anos o caneco ficou com Eduardo Oleias, de Florianópolis. Nos 9 o santista Rafael Nascimento e Souza ficou com o troféu. Nos 10 anos o catarinense de Gaspar, Gabriel Deschamps levou o troféu. Nos 9 anos feminino o troféu foi para a catarinense de Florianópolis, Maria Eduarda. Nas duplas 9 anos no masculino, título para João Ribeiro e Gabriel Schmitz, ambos de Blumenau. Nos 11 anos masculino e final será nesta segunda com Iago Serrate, de Joinville, encarando Karl Volles, de Londrina (PR).
Tanto nos 12 anos quanto no Tennis Kids a pontuação vale para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.
A competição bateu recorde de inscrições em sua história chegando aos 530 atletas de 13 países com jogadores do Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Japão, Rep. Tcheca, Bélgica, Espanha e Peru.
O torneio é um dos mais tradicionais do país e responsável por revelar vários talentos, entre eles o mineiro João Menezes que está perto do top 200 mundial no profissional e acabou de conquistar a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, praticamente garantindo sua vaga na Olimpíada de Tóquio em 2020.
Além destes outros grandes nomes fizeram parte do evento. Matheus Pucinelli, campeão de 2016, venceu Roland Garros nas duplas este ano, o francês Corentin Moutet, campeão de duplas em 2013 e vice contra Menezes em simples hoje é figura entre os 100 melhores do mundo. Thiago Monteiro,campeão de 2000 e semifinalista em 2010 e hoje lidera o ranking brasileiro com presença constante no top 100. O argentino Juan Ignacio Londero, campeão de duplas em 2009, já soma títulos nível ATP e enfrentou Novak Djokovic recentemente no US Open.
Lista dos Campeões no torneio Mundial:
2018 – Ezequiel Monferrer (ARG) e Gabriela Giraldo (COL)
2017 – Natan Rodrigues (BRA) e Jaedan Brown (EUA)
2016 – Matheus Pucinelli (BRA) e Vitoria Okuyama (BRA)
2015 – Lucas Koelle (BRA) e Anastasia Imachkine (PER)
2014 – Igor Marcondes (BRA) e Thaísa Pedretti (BRA)
2013 – João Menezes (BRA) e Isabela Camargo (BRA)
2012 – Marcelo Zormann (BRA) e Jazzi Plews (GBR)
2011 – Pedro Dumont (BRA) e Eduarda dos Santos (BRA)
2010 – Bruno Sant´Anna (BRA) e Rafaella Miiller (BRA)
2009 – Thiago Monteiro (BRA) e Catalina Pella (ARG)
A 11ª Copa Santa Catarina de Tênis tem o patrocínio ouro da Heusi Comissaria de Despacho e Agenciamento em parceria através da Lei de Incentivo Fiscal Municipal de Itajaí/ Fmel – Fundação Municipal de Esportes e Taroii Investment Group. O evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis, da Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis e da FCT, Federação Catarinense de Tênis.