Catarinenses e belga em vencem na estreia da 11ª Copa Santa Catarina em Itajaí (SC) . Filha de craque do futebol Alex estreia nesta terça

Catarinenses Thaís Maciel e Guilherme Brizuela estreiam nesta terça-feira. Nos 12 anos, Fuckner fica com o vice-campeonato. Competição vai até 6 de outubro com recorde de 530 atletas de 13 países no Itamirim Clube de Campo

Foto: Bernardo Fuckner na cerimônia de premiação, Namie Isago e João Loureiro – Crédito: Luiz Candido / LuzPress

O primeiro dia da chave principal da 11ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis, evento realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), com a presença de 530 atletas de 13 países, teve tenistas do estado avançando às oitavas de final. O evento tem a parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Catarinense de Tênis.

No feminino, Namie Isago, terceira favorita, superou Clara Penido por 6/4 6/2 e espera por rival que sai do jogo entre Laura Kalempa e Isadora Muller. No masculino,João Victor Loureiro, radicado em Joinville (SC) há três anos e principal favorito ao troféu, derrotou Henrique Fukushima por 6/4 7/5: “Jogo duro, ventando bastante, não me senti confortável, errei bastante, mas terei um dia para trabalhar e me preparar para o próximo duelo”, apontou o jogador que encara o argentino Mateo Berta que superou o qualifier gaúcho Gustavo Tedesco, de 14 anos, por 6/3 1/6 6/3.

Foto: Bernardo Fuckner na cerimônia de premiação, Namie Isago e João Loureiro – Crédito: Luiz Candido / LuzPress

A belga Amelia Waligora, oitava favorita, superou a brasileira Vitória Barandas por 6/0 6/1 e mede forças contra a gaúcha Amanda de Oliveira.

Nesta terça-feira mais dois catarinenses entram em ação. Thaís Maciel encara a paranaense Maria Mauad, filha do craque Alex, que atuou pelo Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Coritiba, Fenerbache (Turquia), além da Seleção Brasileira de Futebol. O jogo será às 9h. Guilherme Brizuela, outro catarinense, também joga diante do argentino Joaquin Estevez não antes das 10h. Thaís e Brizuela fazem parte da ADK Tennis, com sede no Itamirim Clube de Campo.

Foto: Bernardo Fuckner na cerimônia de premiação, Namie Isago e João Loureiro – Crédito: Luiz Candido / LuzPress

A terça terá estreias da gaúcha Sofia Mendonça, que vem de título em Salvador (BA) na última semana, e da uruguaia Guillermina Grant, principal favorita. Sofia encara Maria de Oliveira e Grant pega Giovanna Pereira. Os dois jogos serão às 9h.

Catarinense Fuckner é vice nos 12 anos

Atleta do Itamirim, Bernardo Fuckner ficou com o vice-campeonato nos 12 anos nesta segunda-feira. Ele caiu na final diante do paulista Francisco Damorim por 0/6 6/3 6/3 na final.

Nos 14 anos, o gaúcho Davi Daniel, filho de Marcos Daniel, ex-top 60 do mundo, estreou vencendo Gabriel Pereira por 6/1 6/4 e enfrenta nas oitavas de final Murilo Martins.

A competição bateu recorde de inscrições em sua história chegando aos 530 atletas de 13 países com jogadores do Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Japão, Rep. Tcheca, Bélgica, Espanha e Peru.

O torneio é um dos mais tradicionais do país e responsável por revelar vários talentos, entre eles o mineiro João Menezes que está perto do top 200 mundial no profissional e acabou de conquistar a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, praticamente garantindo sua vaga na Olimpíada de Tóquio em 2020.

Além destes outros grandes nomes fizeram parte do evento. Matheus Pucinelli, campeão de 2016, venceu Roland Garros nas duplas este ano, o francês Corentin Moutet, campeão de duplas em 2013 e vice contra Menezes em simples hoje é figura entre os 100 melhores do mundo. Thiago Monteiro,campeão de 2000 e semifinalista em 2010 e hoje lidera o ranking brasileiro com presença constante no top 100. O argentino Juan Ignacio Londero, campeão de duplas em 2009, já soma títulos nível ATP e enfrentou Novak Djokovic recentemente no US Open.

Programação Terça-Feira – Torneio ITF (01/10):

Quadra 1
9h – Laura KALEMPA (BRA) vs. Isadora Fernanda MULLER (BRA)
10h – Pedro FRANCA (BRA) vs. Breno FERREIRA MARQUES (BRA)
11h30 – Henrique Silvestre GOMES (BRA) [8] vs. Victor Agustin CORTES FLORES (BOL)
Duplas a partir das 15h

Quadra 2
9h – Guillermina GRANT (URU) [1] vs. Giovanna PEREIRA (BRA)
10h – Joaquín ESTEVEZ (ARG) vs. Guilherme BRIZUELA (BRA)
11h30 – Mateo DEL PINO (ARG) vs. Marcio Eduardo SILVA (BRA)
14h – Amelie VAN IMPE (BEL) [5] vs. Lorena MEDEIROS CARDOSO (BRA)
Duplas a partir das 15h

Quadra 3
9h – Sofia DA CRUZ MENDONCA (BRA) [7] vs. Maria Eduarda DE GOES FONTES DE OLIVEIRA (BRA)
10h – Luca EBENRITER (BRA) vs. Gustavo MADUREIRA (BRA) [3]
11h30 – Joao SASSO (BRA) vs. Francisco LLANES (URU) [2]
12h30 – Richard GAMA (BRA) vs. Gabriel CONSTANTINO (BRA)
14h – Ana RODRIGUES (BRA) vs. Juliana MUNHOZ (BRA) [4]
Duplas a partir das 15h

Quadra 4
9h – Thais MACIEL (BRA) vs. Maria Eduarda MAUAD (BRA)
10h – Lorenzo ESQUICI (BRA) [6] vs. Lucas ZANCHETA (BRA)
11h30 – Fiorella DURAN MONTANO (BOL) vs. Isabel OLIVEIRA (BRA) [2]
14h – Maria Carolina FERREIRA TURCHETTO (BRA) vs. Priscila JANIKIAN (BRA)
Duplas a partir das 15h

A 11ª Copa Santa Catarina de Tênis tem o patrocínio ouro da Heusi Comissaria de Despacho e Agenciamento em parceria através da Lei de Incentivo Fiscal Municipal de Itajaí/ Fmel – Fundação Municipal de Esportes e Taroii Investment Group. O evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis, da Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis e da FCT, Federação Catarinense de Tênis.