Torneio começa neste sábado e conta pontos para o ranking mundial juvenil até 18 anos
A partir deste sábado, a cidade de Itajaí recebe, no Itamirim Clube de Campo, a 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis. Serão 379 atletas de 13 países participantes do torneio, que conta pontos para o ranking até 18 anos.
Os destaques da competição ficam por conta das atletas goianas Nalanda Silva, número dois do ranking Sul-Americano até 16 anos e Lorena Cardoso. Ambas estiveram no último mundial feminino. Já na categoria principal, o destaque é a presença da paranaense Maria Mauad, filha do ex-jogador de futebol Alex. A jovem de apenas 14 anos somou seus primeiros pontos no ranking mundial em uma competição na cidade de Salvador (BA).
– A campanha na Bahia foi muito boa, me animou muito para seguir treinando firme para a disputa do torneio em Itajaí. Vou com tudo buscar a vaga na chave – disse a tenista.
No primeiro final de semana, acontece as disputas repletas do qualifying das categorias 16 e 14 anos que valem pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat. Também será jogado o Tennis Kids nas disputas até 10 anos. A partir do dia 9 será disputado o torneio de 12 anos com pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.
O torneio tem por tradição revelar grandes talentos. O primeiro campeão, na edição 2009, foi Thiago Monteiro, atual número um do país, que já figurou no top 80 do mundo. Em 2013, o mineiro João Menezes levantou o troféu e hoje ocupa um lugar entre os 300 melhores do mundo e quarto melhor do país no profissional. Vencedora em 2014, Thaísa Pedretti está entre as cinco melhores do país no profissional e Marcelo Zormann, vencedor em 2012, levantou o título de Wimbledon nas duplas juvenil, evento com maior prestígio do tênis.